quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Weather Report - Heavy Weather (1977)

Mas uma cria das seções de "Bitches Brew", o Weather Report foi fundado pelo exímio tecladista Joe Zawinul e pelo saxofonista Wayne Shorter em 1971, passando por diversas formações até que em 1976 o jovem fenômeno do baixo Jaco Pastorius trouxe uma levada suingada e cativante para a banda, que também era apoiada pelos "chicanos" Alex Acuña (bateria) e Manolo Badrena(percursão). O álbum "Heavy Weather" de 1977 representou a definição do estilo Fusion, que sempre foi associado ao Jazz e ao Rock, mostrando que o uma mistureba musical com ritmos do mundo todo era bem possível. Este disco soa bastante eclético e acessível, com faixa que se tornaram verdadeiros sucessos do grupo como "Birdland" de Zawinul e "Teen Town" de Patorius, com destaque também para "Harlequin" de Shorter e a latinizada Rumba Mamá, de Acuña e Badrena. Sonzera para os admiradores do saudoso Pastorius, que destrói com seu baixo neste discão.

Faixas:

1 Birdland (Zawinul) 5:57
2 A Remark You Made ( Zawinul) 6:51
3 Teen Town (Pastorius) 2:51
4 Harlequin (Shorter) 3:59
5 Rumba Mamá (Acuña, Badrena) 2:11
6 Palladíum (Shorter) 4:46
7 The Juggler (Zawinul) 5:03
8 Havona (Pastorius) 6:01

Video de Teen Town, ao vivo em 1977. Baixão frenético...

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Miles Davis - Kind of Blue (1959)

Bom galera, fiquei sem internet por uns dias, mas estou voltando com tudo agora! E pra recompensar minha ausência, disponibilizarei um albúm que é coisa finíssima, pra iniciar com pé direita essa serie de post com o melhor do jazz e fusion. “Kind of Blue" é o disco de Jazz definitivo, com um padrão de excelência, inovação, sofisticação e acessibilidade jamais alcançada antes. O mago do trompete Miles Davis reuniu neste maravilhoso álbum um verdadeiro "dream team" do gênero, com ninguém menos que Jonh Coltrane (sax tenor), Julian "Cannomball" Adderley (sax alto), Bill Evans (piano), Paul Chambers (contrabaixo) e Jimmy Cobb (bateria). O resultado disso foi este disco clássico, que representa o mais vendido da história do Jazz. É não é por menos, faixas como "So What", "Blue in Green" e "All Blues" (minha favorita) sintetizam o jeito "cool" de Davis compor, musicas estas que foram gravadas sem qualquer tipo de ensaio, somente na base da improvisação jazzística. Um must-have.

Para os amantes de Jazz: http://www.mediafire.com/?gnubs1j0zpb

Faixas:

1 So What (Davis) 9:25
2 Freddie Freeloader (Davis) 9:49
3 Blue in Green (Davis) 5:37
4 All Blues (Davis) 11:35
5 Flamenco Sketches ( Davis) 9:26
6 Flamenco Sketches [alternate take] (Davis) 9:31

Video de So What, ao vivo em New Yourk em 1959.

Mutantes - Mutantes (1969)

Falar de musica brazuca e não citar Mutantes é uma heresia. A banda surgiu junto com o movimento Tropicália no final dos anos sessenta, representando todo aquele clima de contracultura e antropofagismo musical. Na época a banda era representada pelos irmãos Arnaldo Batista (teclados, vocais e baixo) e Sergio Dias (guitarra e vocais) junto com Rita Lee (vocais e percussão), que aparecem na capa do disco numa apresentação do tradicional Festival da Canção fantasiados, respectivamente, de Toureiro, Príncipe e Noiva, apresentando uma marca registrada do trio: a irreverência. O segundo disco deste maravilhoso conjunto representa toda versatilidade dos músicos, mostrando porque os Mutantes são considerados a banda mais criativa e eclética da história da musica brasileira. A faixa de abertura, "Dom Quixote" mostra bem isso, com uma abertura erudita feita pelo arranjador e maestro Rogerio Duprat (o George Martin brasileiro) para entrar num rock que conta uma historia em Quixote vem ao Brasil de 1969 para acabar no programa do Chacrinha. "Dois Mil e Um" é um poema do músico Tom Zé que Rita Lee musicou e transformou numa mistura inusitada de canção caipira com rock psicodélico. A faixa "Fuga Nº II" representa a continuação da saga da personagem retratada na musica "She's Leaving Home" dos Beatles (banda que mais influenciou os Mutantes), dessa vez narrada em primeira pessoa por Rita. Outros destaques são "Dia 36", "Rita Lee" e "Caminhante Noturno". Um álbum clássico do Rock Nacional, que é motivo de orgulho para qualquer rockeiro tupiniquim.

Baixe aqui e entre em mutação: http://www.mediafire.com/?40bzmzmg2lg

Faixas:

1 Dom Quixote (Baptista, Lee) 3:54
2 Não Vá Se Perder por Aí (DaSilva, Loyola) 3:16
3 Dia 36 (Dandurand, Os Mutantes) 4:01
4 Dois Mil E Um (Lee, Zé) 3:57
5 Algo Mais (Baptista, Baptista, Lee) 2:38
6 Fuga No. II (Baptista, Baptista, Lee) 3:42
7 Banho de Lua (Tintarella di Luna) (DeFillipini, Jorge, Migliacci) 3:41
8 Rita Lee (Baptista, Baptista, Lee) 3:09
9 Mágica (Os Mutantes) 4:37
10 Qualquer Bobagem (Os Mutantes, Zé) 4:36
11 Caminhante Noturno (Baptista, Lee) 5:11

Video de Fuga Nº 2, ao vivo nos estudios da TV Cultura, em 1970

Milton Nascimento e Lô Borges - Clube da Esquina (1972)


Um marco na musica brasileira, "Clube da Esquina " de Milton Nascimento e Lô Borges representa uma boa época que não voltará mais, onde o auge de criatividade da musica nacional atingia a todas as regiões. Saindo do eixo Rio - São Paulo - Bahia de compositores e interpretes, essa turma mineira mostrou um novo tipo de se fazer musica, misturando guitarras do rock com canções regionais com uma levada bem característica que fez o mercado abrir os olhos para essa nova geração de músicos que estavam por vir da terra do pão de queijo com pinga. O clube da esquina nesse disco de fato era um aglomerado de músicos e letristas talentosos como Wagner Tiso, Beto Guedes, Milton Guedes, Tavito, Toninho Horta, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, e Fernando Brant, além de Milton e Lô Borges, que eram apoiados pela cozinha competente do baixista Luiz Alves e o grande percussionista Robertinho Silva. Os arranjos foram realizados por ninguém menos que o clarinetista/compositor/maestro Paulo Moura. Nesse álbum duplo, aparecem diversas musicas clássicas que até hoje fazem parte do set list da dupla, como "Tudo Que Você Podia Ser", "Cais", "O Trem Azul", "Nuvem Cigana", Um Girassol da Cor de Seu Cabelo", "Paisagem da Janela", "Trem de Doido" e "Nada Será Como Antes". Musicalmente é um disco obrigatório.


Um marco da brazuca music´s: http://www.mediafire.com/?ldwjgmmzhyy

Faixas:

1 Tudo Que Você Podia Ser (Borges, Borges) 2:53
2 Cais (Bastos, Nascimento) 2:42
3 O Trem Azul (The Blue Train) (Bastos, Borges) 4:02
4 Saídas E Bandeiras No. 1 (Brant, Nascimento) :43
5 Nuvem Cigana (Gipsy Cloud) (Bastos, Borges) 2:56
6 Cravo É Canela (Bastos, Nascimento) 2:28
7 Dos Cruces (Larrea) 5:18
8 Um Girassol da Cor de Seu Cabelo (Borges, Borges) 4:09
9 San Vicente (Brant, Nascimento) 2:44
10 Estrelas (Borges, Borges) :27
11 Clube da Esquina, No. 2 (Borges, Borges, Nascimento) 3:36
12 Paisagem da Janela (Borges, Brant) 2:55
13 Me Deixa Em Paz (Amorin, Menezes) 3:01
14 Os Povos (Borges, Nascimento) 4:27
15 Saídas E Bandeiras No. 2 (Brant, Nascimento) 1:27
16 Um Gosto de Sol (Bastos, Nascimento) 4:17
17 Pelo Amor de Deus (Brant, Nascimento) 2:02
18 Lilia (Nascimento) 2:30
19 Trem de Doido (Borges, Borges ) 3:56
20 Nada Será Como Antes (Bastos, Nascimento) 3:20
21 Ao Que Vai Nascer (Brant, Nascimento) 3:20

Video de Um Girassol da cor de seu Cabelo, ao vivo com Lo Borges em 1984.